Depoimentos

"Nossa juventude unida pelo comum: Jesus!"Ana Mutterle"Sabe ainda não havia sobrado tempo pra mim me dedicar e escrever sobre as emoções vividas no Bote Fé Caxias. Na verdade vai ser um tanto quanto complicado descrever tantas emoções vivenciadas naquelas horas. Chegar no largo da igreja São Pelegrino e ver o pessoal preparando os últimos detalhes, aguardando as milhares de pessoas que ali chegaram mais tarde. Aos poucos foram chegando aos poucos, amigos dos diversos movimentos em especial do EJA, em que cada um que chegava era uma vibração de alegria, beijos, abraços, risadas... Mas a emoção maior foi quando a Cruz peregrina chegou entre nós, quando saímos de dentro da Igreja São Pelegrino, com todo aquele pessoal cantando: E AI TCHÊ! VEM COM A GENTE! E BOTE FÉ, E BOTE FÉÉÉÉ! E muitas, muitas pessoas chorando de emoção ao tocar os símbolos, que saíram que sairam das mãos de João Paulo II, direto para cada jovem, que deixou ali suas preces, seus pedidos, seus desejos. Como disse ia ser bem dificil, esta sendo, escrever aqui sobre o Bote Fé, mas ver todos aqueles jovens, cantando e louvando a Deus, a uma só voz, gritando pela Rua Sinimbu, e proclamando o Deus da paz, o Deus do amor, o Deus que tanto nos ama! Mas sem me estender mais, neste pequeno relato tentei passar qual foi a sensação do Bote Fé, que carrego a lembrança nos meus punhos! E vamos botar fé, a fé na juventude, que pode e vai fazer muito pelo nosso mundo! Tenham uma semana iluminada, e que Deus esteja conosco."Alexandre Severo"Foi fantástico! Foi um momento único, onde todos que lá estavam puderam sentir, de formas diferentes, o amor de Deus, de Jesus Cristo e de Maria; o amor mais puro e profundo. Alguns riam, outros deixavam suas emoções transbordarem em forma de lágrimas. Saber, que mais do que nunca, éramos todos por um. Todos por a fé, todos unidos, cada um com sua emoção, cada um com sua fé, cada um com seus amigos e conhecidos. Um, dois, três, cem, duzentos jovens que perfeito! É fantástico, sentir as lágrimas rolando de emoção, o calor na pele misturado com calafrios, e saber, que mais do que nunca, Deus está o mais perto possível. Melhor do que desejo, melhor do que gula, melhor do que qualquer outra sensação; é a sensação de ser amada, pelo Poder Superior, o Pai, o Protetor, o Melhor Amigo. Saber que ele está perto, saber que ele nos ama, sentir isso. Essa, sem dúvida alguma, é a melhor sensação do mundo!O Bote Fé mudou a minha vida, fortaleceu a minha fé e me aproximou mais de Jesus! Poderia ficar escrevendo milhares de palavras, tentando demonstrar o sentimento, mas não adianta. Quem estava lá sabe, que foi perfeito! Quem estava lá sabe que não há palavras que expressem a emoção, o amor, a fé imensa. E se Deus quiser bora pra Jornada Mundial da Juventude! Paz, fé e amor a todos! Um grande abraço."Natália Bonesi"Estavamos, todos, anciosos pela chegada da Cruz e do Ícone. Estava nervoso, pois os bombeiros foram atender um chamado e a viaturada da brigada não ficou conforme solicitado. Mas, ao ver o caminhão que trazia Cristo e Maria em simbolos, liguei para a solução. Então a Cruz pôde ser montada, e, ao tocar no Ícone para leva-lá aos jovens do São Tiago, meu coração explodiu em chamas de amor. Meu rosto inchou, não supertei a emoção e chorei. É incrivel a emoção que a Cruz e o Ícone nos passam! Seguimos ao Caravaggio, pensei, mesmo que haja poucos carros vamos assim mesmo e quando olhei para tráz pude ver o que a fé provoca em nós e em nossos desejos. Um fila enorme nos seguia em carreata com ônibus e carros. Na chegada a Caravaggio, gritamos com todo a força, "Rei, Rei, Rei, Jesus é nosso Rei!". Chorei, muito, pois vi que lá já havia muitos. Cumprimos nossa missão, mas em Caxias, na noite que passei lá, algo de novo aconteceu, era uma e meia da manhã. Quando vi que estavamos lotando uma igreja, iniciei a chorar de alegria, assim como estou agora. Está madrugada fez maravilhas em mim e nos muitos de nós que estavamos lá, com amor de Crito e por Maria, deixa aqui meu testemunho de fé e meu MUITO OBRIGADUUUUUHHH! Paz e Bem a todos, meus irmãos de Fé!"Jefferson Monteiro"Ainda não deu para mensurar a dimensão do Bote Fé. Fazer parte disso tudo, ter o privilégio de receber aqui em nossa cidade os símbolos que partiram da mão de João Paulo II, em um claro sinal da importância que os jovens possuem para a Igreja é de tirar o fôlego. Caminhar pela Sinimbu, olhar para todos os lados e ver jovens e velhos, moços e senhoras caminhando pela fé e sentir aquela energia, olhar no olho de cada pessoa que estava na Catderal Diocesana cantando, dançando, agradecendo, pedindo, sentindo, orando... Fazer novos amigos forjados em bons sentimentos. Creio que os movimentos de jovens da cidade nunca mais serão os mesmos depois de tudo isso."Rodrigo Chernhak"O que falar do BOTE FÉ Caxias do Sul? Bom, além de ter carregado a Cruz Peregrina e o ícone de Maria, acima de tudo, tive a oportunidade de experimentar da intensa presença do Cristo. Todos os momentos daquele encontro foram maravilhosos! Não fiquei até o final, mas as 8 horas que permaneci em São Peregrino, Rua Sinimbu, Praça Dante Alighieri e Catedral Diocesana, foram pura e simplesmente INESQUECÍVEIS! Quero mandar um 'PARABÉNS' a todos que participaram e trabalharam, mas em especial: ao Pe. Ezequiel Dal Pozzo, à Banda Hava e ao Pe. Rudinei Zorzo, além de todos os jovens que estiveram trabalhando para que este encontro existisse! PAZ e BEM a todos vós; Cristo e Sua Mãe vão conosco, rumo à JMJ Rio 2013!!!"Alex Eberle"Estava eu pensando sobre o que foi o BoteFé Caxias para mim? Qual o seu real significado? Quando, efetivamente iniciou? E de repente me deparo com esta oportunidade audaz de divulgar e testemunhar uma fração daquilo que experimentei... Muito mais, que acolher a Cruz e o Ícone de Maria, acolhemos com a Mãe ao próprio Cristo Ressuscitado. A Cruz, que era sinal de morte e maldição, torna-se, MAIS UMA VEZ, sinal de vida e ressurreição! E como sempre restaura de forma profunda aos corações daqueles que se deixam tocar e são tocados!!!
Afirmo que o BoteFé Caxias não iniciou no dia 22 de novembro, como muitos pensam, e muito menos teve o seu fim no dia 23 de novembro...Seu início foi em maio, quando o Pe. Rudinei Zorzo realizou o convite de montarmos uma comissão composta por jovens para a realização da projeção de uma idéia, mais do que isso, um sonho!!! Sonho este, não individual, materialista e sem fim definido! De forma contrária, sonho este em conjunto, com um caráter espiritual e com um propósito: preparar os caminhos do Senhor (cf Lc3,4 e Is40,3ss), para que Ele, não a nossa técnica ou habilidade, mas sim Ele, toque e restaure a muitos corações e fortifique através da fidelidade aos que já buscam o seu caminho!!!
Nos dias 22 e 23 de novembro, o que presenciamos, foi simplesmente a tradução visual de nosso Slogan, o Slogan da Juventude: “Um espaço para você sonhar!”. É realmente incrível vermos que os dons da Fé, Esperança e Caridade, que recebemos em nosso batismo fazem se atuantes, presentes e nos impulsionam a mantermos vivo toda a simbologia e mais do que isso, a real experiência que vivemos no BoteFé neste Ano da Fé, delegado pelo Papa Bento XVI.
Com certeza, muitos serão os frutos do BoteFé Caxais, mas como para Deus nada é impossível, há sementes que foram plantadas e prontamente se tornaram árvores!!! Paremos um instante para pensar! Quantas pessoas conhecemos nesse período? Quantos carismas? Quantas formas diferentes de pensar? Quantos movimentos diferentes? Opiniões? Troca de experiências, de sorrisos e de lágrimas... Vivemos neste período o amor, mas também a dor e com ela o perdão... Isto é a Igreja, viva e dinâmica, muito mais que um templo magnífico e de dimensão gigante... É claro que é imprescritível não dizer o quão belo foram às apresentações, os shows, a movimentação de pessoas, enfim o evento como um todo, mas nada disso se compara ao fato deste evento ter sido realizado por jovens e para os jovens, conseqüentemente para a Igreja Doméstica: a família, não por um único movimento ou Pastoral, mas em conjunto, em comum acordo com os mais diversos movimentos e Pastorais da Igreja Católica, para podermos enfatizar que a IGREJA é UNA, SANTA E APOSTÓLICA!!! Em outras palavras: não fazemos parte da Igreja Católica, nós somos a Igreja Católica Apostólica Romana!!!
Tomando as palavras do Beato Papa João Paulo II, finalizo dizendo: “a Igreja só será Jovem quando o Jovem for Igreja!”."
Tiago Ribeiro de Barros"Bote Fé Caxias do Sul!! Inesquecível ver 4, 5, 6 mil pessoas mostrando que a Igreja Bota Fé na JUVENTUDE! O povo que acolheu a CRUZ e o ÍCONE DA MÃE, que caminhou, que escutou as canções, que dançou, que celevrou a Eucaristia, que se deu conta que é necessário lutar pela vida do nosso povo, da juventude Caxiense, que ofereceu rosas à MÃE no terço, que rezou pela cidade é o mesmo que luta por vida digna, que labuta, que tem fé em Deus e em si mesmo!! Caxias do Sul provou que BOTA FÉ NA JUVENTUDE!!! A Igreja mostrou que é JOVEM!! Nós somos IGREJA JOVEM!!!"Felipe Michelon Padilha"São Bernardo de Claraval dizia que "quem encontrou o Reino e por ele se encantou não tem mais o direito de viver sossegado" e eu parafraseio "quem encontrou a Cristo e por Ele se encantou não tem o direito de viver sossegado". Apesar de estar "sem pernas", sem voz, e com dor de cabeça no dia seguinte ao Bote-Fé, meu coração estava alegre e impossibilitado de descrever o que sentia. Minha cabeça ainda recordava as cenas marcantes, que jamais esquecerei, da Cruz e do ícone sendo tocados enquanto eram banhados pelas lágrimas! A Igreja é viva, é jovem! Estou convicto de que os jovens e cada um que participou deste momento histórico não se encontraram com uma Cruz e um "quadro", descobriram-como eu- Quem de fato dá sentido pleno às suas vidas e sacia por completo o vazio natural que o homem carrega em si. "Nós encontramos o Senhor", Ele está vivo... e é jovem. Sei que encontrei Aquele a quem procurava! Aquele que anunciaremos, sem vergonha, ao mundo que está sedento Dele! Ainda não sei exatamente o que mudou em minha vida depois de ser tocado pela Cruz e pelo Ícone, ou melhor, pelo Senhor e por sua mãe, apenas sei que a experiência foi única e irrepetível! Parabéns Commissão Jovem! Obrigado por nos ajudar em nossa conversão!"Lucivan Francieski"É difícil explicar o que a sensação de estar perto e mais ainda de poder tocar na Cruz e no Ícone de Maria.
Nem mesmo a chuva enfrentada em Santa Maria e ontem em Caxias, afastaram o amor e a sede pela presença de Cristo.
Felizes aqueles, que tiveram essa oportunidade e não a deixaram escapar.
Felizes somos nós jovens, que mesmo com muitos lutando contra, não nos envergonhamos de gritar aos quatro cantos o tamanho do nosso amor, louvor e fé em Jesus Cristo.
E ainda temos muito a fazer. Há muitos outros jovens à espera dessa chance.
E aí está a nossa missão: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo.

Jovem, não tenhais medo de se decidir por Cristo" (Papa Bento XVI)"
Luana Lacerda

Envie o seu