Setor Juventude

03/06/2017 Missão em São Chico, Pastoral Universitária e Via Sacra são alguns dos pontos abordados na primeira reunião do Setor Juventude

Reunião contou com cerca de 30 lideranças de grupos, movimentos e pastoral da juventude

“O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra” (Mc 6, 31-32).

O trecho ilustra o momento atual do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul, que se reuniu na manhã de sábado (04.03) para iniciar as atividades do ano. A passagem do Evangelho de Marcos foi refletida como oração inicial do encontro. As pequenas sementes plantadas há 10 anos, no início do Setor Juventude, podem agora ser observadas como árvores frondosas, que geraram muito frutos. Prova disso foi a grande participação de cerca de 30 lideranças no encontro, representando diversos grupos, movimentos e pastoral da diocese.

Os assuntos tratados também motivaram os jovens a seguirem lançando as pequenas sementes da evangelização, para que as árvores crescem e seus galhos se estendam para abrigar outros em sua sombra, como acontece no Setor Juventude de forma mais intensa desde 2012, quando iniciou-se a preparação a Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro. Desde então, a construção conjunta, a partilha e a unidade entre diversos carismas diocesanos fomentaram a expansão do diálogo e do conjunto entre jovens católicos. Afinal, “porque, como o corpo é um todo tendo muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo” (1 Cor, 12).

Os encaminhamentos realizados durante a reunião foram:

- Via Sacra: como ocorre há três anos, o Setor Juventude encenará a Via Sacra no Parque de Eventos da Festa da Uva, na Sexta-feira Santa, dia 14 de abril. Neste ano, haverá uma novidade na representação da morte de Jesus Cristo, que será divulgada em breve e deve ocorrer mesmo em caso de chuva.

- Romaria da Juventude: Todos os jovens são convidados a caminhar em unidade rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. A terceira edição da romaria será realizada em 27 de maio, com saída em frente ao Shopping Martcenter, em Caxias do Sul, e missa da juventude às 10h30min no santuário, em Farroupilha.

- Rota 300: nos dias 29 e 30 de julho acontece o encerramento do projeto Rota 300, em celebração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Haverá um grande encontro no Santuário Nacional de Aparecida (SP), reunindo católicos de todo o país para participar de missões, romaria, missa, shows, reflexões, entre outras atividades. O Setor Juventude organiza excursão para os interessados. Informações sobre pacotes de viagens e outros detalhes neste link: www.commissao.com.br/noticias/show/id/378

- Missão Jovem em São Francisco de Paula: Após mapeamento realizado pelo Setor Juventude em 2016, sobre as expressões juvenis católicas da diocese, constatou-se a carência de um trabalho evangelizador voltado aos jovens nas cidades de São Francisco de Paula, Cambará e Jaquirana. Em 2017, a missão assumida pelos representantes dos movimentos, grupos e pastoral da juventude é formar lideranças para que possam dinamizar o processo de evangelização em suas realidades. O trabalho iniciará por São Francisco de Paula, que também receberá um retiro para os crismandos organizado pelo Setor Juventude, entre outras ações. A iniciativa se enquadra dentro do tema “Em Missão Pela Vida”, um dois eixos do Plano Bienal de Evangelização definido pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Estado do Rio Grande do Sul (Regional Sul 3 da CNBB).

- Revitalização da Pastoral Universitária (PU): O Setor Juventude está em fase de tratativas com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) para a revitalização da Pastoral Universitária. A PU está desativada há alguns anos e as lideranças juvenis católicas são sensíveis à necessidade de evangelizar também nesse ambiente, acolhendo jovens de diversos municípios e discutindo temas diversos em um campo notável de formação do conhecimento humano.

- Formação de multiplicadores: ocorrerá em setembro para as lideranças juvenis católicas da diocese, sobre o tema “Em Missão Pela Vida”.