Notícias e Artigos

05/08/2017 São Francisco de Paula é o campo de missão do Setor Juventude de Caxias, em 2017

Equipe de trabalho que irá a São Francisco de Paula em 20 de maio

O que fazer para que se vejam jovens na Igreja? Plantar sementes do amor de Jesus, mas não de qualquer jeito. A Evangelização demanda de carinho e uma ação afetiva e efetiva pela juventude. Pensando nisso, no mapeamento de expressões juvenis realizado em 2016 e no plano bienal do Serviço de Evangelização da Juventude do RS, que chama à missão pela vida, a galera do Setor Juventude da diocese de Caxias escolheu a região pastoral de São Francisco de Paula como campo de missão.

 

A diocese de Caxias do Sul é formada por diferentes realidades. São centros urbanos, regiões periféricas, colônias e campos. Nesses últimos, sobretudo, o êxodo rural dos jovens é muito presente. Ao realizar o mapeamento das expressões juvenis presentes nas 74 paróquias, o Setor Juventude constatou que a região pastoral de São Francisco de Paula não conta com um grupo de jovens sequer, apesar de ser a maior em extensão territorial.

 

O bispo diocesano, dom Alessandro Ruffinoni e o vigário-geral, padre Jairo Gusberti, estiveram reunidos com o Setor Juventude, ainda em setembro de 2016. Na ocasião foram traçadas as metas desse serviço de evangelização da juventude para 2017. A primeira ação aconteceu logo depois do tornado que devastou parte da cidade de São Francisco de Paula, no início de março. Em apenas dois dias de coleta, foram mais de 13 toneladas de donativos entregues à comunidade.

 

Agora chegou a vez de começar a missão com a juventude. No próximo dia 20 de maio, integrantes de diversos grupos de jovens, movimentos de evangelização e da Pastoral da Juventude estarão em São Chico de Paula para uma tarde de retiro com os jovens que receberão o sacramento da Crisma.

 

Durante o encontro acontecerão dinâmicas, partilhas, bate-papos e momentos de convivência com a gurizada que está finalizando o Caminho de Iniciação à Vida Cristã. No último sábado, 06 de maio, aconteceu a reunião de preparação para o encontro. É o primeiro passo efetivo para lançar a semente do amor de Jesus, com afetividade e carinho, na vida desses jovens.

 

A expectativa é poder construir, aos poucos, um trabalho de evangelização juvenil em São Francisco de Paula, com todo o acompanhamento do Setor Juventude, para cuidar e valorizar a vida de tantos jovens que vivem naquela região.

 

Por Felipe Padilha

ComMissão Jovem