Notícias e Artigos

19/05/2017 4ª Romaria da Juventude carrega o tema “Em missão pela vida”

Foto: Felipe Padilha

O Setor Diocesano da Juventude de Caxias do Sul promove no sábado, 27 de maio, a 4ª edição da Romaria da Juventude. A caminhada pretende reunir a juventude católica nos seus mais diversos carismas. Este ano, em especial, os jovens caminham até Caravaggio com o tema “Em missão pela vida”. O objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre como palavras e ações podem afetar o outro, bem como lembrar a todos que simples gestos e pequenas atitudes podem fazer a diferença na vida do próximo. Este também é o tema transversal do Plano Bienal do Serviço de Evangelização da Juventude no Rio Grande do Sul.

 

A concentração para a caminhada será às 6h, em frente ao MartCenter Shopping, às margens da ERS-122, em Caxias do Sul. Para os peregrinos que irão fazer a romaria a partir de outras cidades, é importante ressaltar que o encontro de toda a juventude acontece às 10h, no início da Avenida Dom José Baréa, que dá acesso ao Santuário. Às 10h15, a peregrinação se tornará única e seguirá até a esplanada da igreja, onde, às 10h30min, será celebrada a missa – também realizada pelos jovens. A expectativa é que a 4ª Romaria da Juventude reúna mais de 300 pessoas. Além da juventude, amigos e familiares também são convidados a participar.

 

Desde a primeira edição, a Romaria da Juventude sempre teve um caráter especial. Em 2014, os jovens caminharam com as réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da recém passada JMJ Rio 2013. Em 2015, a juventude confeccionou e carregou a bandeira do Setor Juventude. Em 2016, a romaria foi conduzida pela imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul. Neste ano, portanto, os jovens caminharão em missão pela vida, realizando ações pelo caminho com este mesmo propósito.

 

O referencial da juventude na Diocese, padre Rudinei Zorzo, lembra que ser cristão é ser peregrino. “Não caminhamos sozinhos, caminhamos entre irmãos e em meio à natureza”, pontua. O religioso também enfatiza o apelo dos jovens neste ano, de reflexão para o cuidado com a vida. “Vida que se manifesta das mais variadas formas, mas que deve ser promovida e protegida, especialmente a das juventudes”, destaca.

 

A orientação é para que os participantes utilizem roupas e tênis confortáveis, além de beber bastante água para hidratar o corpo, bem como uma alimentação saudável. Somente em caso de chuva muito forte é que a caminhada será cancelada. Isso será avisado na madrugada do sábado, dia 27, na página da ComMissão Jovem, no Facebook.

 

Por Renata Chies