Notícias e Artigos

07/02/2017 Juventude diocesana avalia e planeja a caminhada.


Na manhã deste sábado (01/07), o Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul se reuniu no Bispado para dar seguimento às diversas atividades de 2017. A oração inicial foi motivada pelo Evangelho do final de semana, de Mateus 16, 13-19.

A reunião contou com representantes jovens dos Movimentos de Emaús, Renovação Carismática Católica, Filhos do Céu, Cenáculo de Maria de Caxias do Sul e da Serra, EJA e TAU04, do grupo de Jovens Nova Geração e da Pastoral da Juventude, além da equipe de comunicadores, articuladores e assessores do Setor Diocesano da Juventude e foram acompanhados pelo Vigário Geral da Diocese, Padre Jairo Gusbert e do Padre Referencial da Juventude, Padre Rudinei Zorzo. Estiveram conversando sobre Sínodo dos Bispos; Semana Missionária; Seminário de Prática de Evangelização da Juventude, Formação de Multiplicadores Diocesanos e foi realizada a escuta sobre o perfil do referencial do Setor Juventude para os próximos anos.

O sínodo dos Bispos que acontece em 2018 com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e tem o intuito de averiguar todo o trabalho que está sendo desenvolvido com as juventudes, quais as perspectivas e a realidade Juvenil, por isso, além da explicação sobre o sínodo, foi enviado aos representantes o link com o questionário que deve ser respondido pelo jovens e que será enviado a CNBB.

A Semana Missionária Regional acontece entre os dias 17 e 23/07, em Porto Alegre, com intensão de proporcionar uma experiência de missão aos jovens. Cada diocese do estado tem quatro vagas e enviaremos quatro jovens, três que participam do Movimento de Emaús e um da Pastoral da Juventude.

Outro assunto abordado foi o Seminário de Prática de Evangelização da Juventude, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de agosto em Santa Maria. Durante os dois dias os jovens de todo o estado, estarão apresentando as experiências de missão, realizadas nas dioceses inspirados pelo Plano Bienal Evangelização da Juventude. A Diocese de Caxias do Sul apresentará a missão em São Francisco de Paula. Através do mapeamento dos grupos juvenis, realizado em 2016, observou-se que em toda a área pastoral de São Francisco de Paula não havia nenhum grupo de trabalho com a juventude.  Através disso, o Setor Juventude estabeleceu que essa área fosse o campo de missão em 2017. Ao longo do ano diversas ações vêm sendo realizadas e serão apresentadas no seminário.

Em setembro acontecerá a formação de multiplicadores diocesanos, nos dias 23 e 24/09 e os grupos já devem indicar lideranças, serão 4 ou 5 vagas para cada representação juvenil.

Para finalizar o encontro aconteceu o momento de escuta dos jovens presentes, sobre perfil desejado para referencial do Setor Juventude. Foram levantados diversos aspectos importantes e todos considerados com atenção pelo vigário geral, que levará ao Bispo as falas das juventudes representadas. Desde 2011 o Padre Rudinei Zorzo é Referencial do Setor Juventude diocesano, mas em 2018 ele assume a coordenação do Serviço de Evangelização da Juventude, no Regional Sul 3, no lugar da Irmã Zenilde Fontes.

No domingo 02/07, foi à vez da reunião do Setor Juventude do Vicariato de Nova Prata, que reuniu os representantes dos grupos Esponjas de Jesus, Jup, Estagiários do Reino, Conexão Jovem, Jovem Medianeira e dos Movimentos de Emaús e Renovação Carismática Católica. Durante a tarde planejaram a missão jovem em Vista Alegre do Prata, que vai acontecer no dia 03/09 e também aconteceu a escuta sobre o perfil esperado para o referencial da juventude, que também acompanha o Setor Juventude do Vicariato.