O Centro Mariápolis Arnold, em São Leopoldo, sediou, nos dias 21 e 22 de julho, a terceira e última etapa da Escola Regional de Assessores das juventudes gaúchas. Com o nome de Conecta Tchê, a formação reuniu mais de 20 jovens das arqui/dioceses de Porto Alegre, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Montenegro, Osório, Uruguaiana, Novo Hamburgo, Santa Maria e Caxias do Sul. Esta foi a segunda edição da formação pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul.
A diocese de Caxias do Sul foi representada por oito participantes, o Padre Marciano Guerra, Felipe Padilha, Kely Garcia Melo, Marina Cioato, Cristina Soares, Jeverson Boldori, Márcio de Conto e Adriana Picinini.
A terceira etapa da Escola de Assessores abordou o acompanhamento e o projeto de vida. A assessora da arquidiocese de Pelotas, Luana Padilha, conduziu as reflexões sobre as semelhanças e diferenças entre acompanhamento e assessoria. O tema “projeto de vida” foi abordado por meio de práticas restaurativas, pelos assessores Altemir Schwarz e Sabrina Grillo.
A Segunda Escola Regional de Assessores foi encerrada com a celebração Eucarística e a entrega dos certificados. Como sinal de unidade e marco desse momento, os participantes receberam também uma camiseta, com a frase “Ministério de assessoria é serviço e vocação”.
Por fim, a mensagem final do Coordenador do Serviço de Evangelização da Juventude, Padre Rudinei Zorzo, veio em forma de pedido, para que os assessores sempre façam a opção pela juventude, por aqueles que muitas vezes não são a opção de ninguém, lembrando o pedido dos bispos do Brasil no Documento 85, pela opção efetiva e afetiva pelos jovens.
Fonte: Kely Garcia Melo